top of page

Oxóssi, o trono do conhecimento

  • Foto do escritor: Quintal de Aruanda
    Quintal de Aruanda
  • 14 de nov. de 2018
  • 2 min de leitura

ree

“Quem é o cavaleiro, que vem de Aruanda? É Oxóssi em seu cavalo, com seu chapéu de banda...”. Trecho da música composta pelo argentino chamado Tony Osanah, no ano de 1972, música essa muito popular no Brasil até os dias de hoje e cantada em alguns terreiros. Mas a pergunta em questão continua: Quem é Oxóssi?


O orixá Oxóssi é um dos mais conhecidos, quase todos já ouviram falar dele em algum momento de sua vida. Ele é chamado de “rei das matas”, “o caçador”, “guerreiro de uma flecha só”, “patrono dos caboclos”, “rei do Ketu” entre outros. Em algumas regiões do Brasil, ele é sincretizado com o santo católico São Sebastião e em outras com São Jorge. A cor que o representa é o verde e a data comemorativa é 20 de janeiro.


Como todos os demais orixás, Oxóssi é uma das representações da energia de Deus, força oriunda da natureza, e é tal força que auxilia os seres humanos nas dificuldades do dia a dia. É representado nas florestas caçando com seu arco e flecha. Por suas ligações com a floresta, pede-se a cura para determinadas doenças e, por seu perfil guerreiro, proteção espiritual e material.


Oxóssi é o Senhor da fauna e da flora planetária. Seu primeiro elemento de atuação é o vegetal (que nos purifica, limpa, nutre e cura) e o seu segundo elemento é o ar (que leva, espalha e expande). Suas irradiações atingem a todos, todo tempo e em todos os lugares, é isso o que ouvimos no ponto: “Senhor Oxóssi cadê sua cabana? Senhor Oxóssi cadê sua cabana? Ele mora aqui, Ele mora lá, Ele mora aqui, Ele mora lá! Senhor Oxóssi mora em todo lugar, Senhor Oxóssi mora em todo lugar”.


Oxóssi é o raciocínio hábil, o cientista, o doutrinador; é o grande comunicador, é a divindade da expansão, que traz o alimento da fé e o saber aos espíritos fragilizados tanto nos aspectos da fé quanto do saber religioso.


Oxóssi irradia o conhecimento e atua em nosso mental estimulando sua busca no sentido mais amplo da palavra, de modo a expandir todos os sentidos da nossa vida. Ele também ampara os seres que fazem bom uso dos conhecimentos adquiridos, aplicando-os para a própria evolução e no esclarecimento ao próximo, pois ele ensina que em primeiro lugar devemos conhecer a nós mesmos, para assim nos ligarmos ao nosso criador. Quanto mais conhecemos sobre a natureza, a fauna e o ser humano, mais reconhecemos a presença divina e maior será nosso respeito por todos esses elementos.


Por isso, Oxóssi representa o arquétipo do Grande Caçador, aquele que vai buscar, nos traz conhecimento e respostas às nossas necessidades de aprendizado e evolução, mas que fique bem claro, ele não traz a caça, ele nos ensina a caçar. Ao atingir o conhecimento, Oxóssi acerta o seu alvo. Por este motivo, é um dos Orixás ligados ao campo do ensino, da cultura e da arte.


Assim, pedimos ao nosso Pai Oxóssi que não nos falte sabedoria para agir, paz para construir nossos ideais e força para seguir em frente na nossa caminhada em busca de conhecimento e aprendizado. Salve a Umbanda, Salve Oxóssi, Okê Arô! Salve o grande caçador!


Por: Um filho do Quintal.

 
 
 

Yorumlar


Bu gönderiye yorum yapmak artık mümkün değil. Daha fazla bilgi için site sahibiyle iletişime geçin.

Copyright© Quintal de Aruanda. Todos os direitos reservados.

Endereço: 

Av.  São João, 2915 - Jardim Santa Alice

86036-030 - Londrina - PR

Visitantes do site:

bottom of page